A internet é um dos meios de comunicação mais democráticos que existem para empresas, pois permitem ações de marketing digital com um custo muito baixo ou até mesmo gratuitas. Porém, para conseguir realmente se destacar e aproveitar ao máximo a qualidade do seu marketing de conteúdo, o ideal é fazer investimentos em anúncios pagos.
Anúncios pagos, ou links patrocinados, podem ser feitos em diversas plataformas, como Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads (antigo Google Adwords). Como o nome diz, você paga estas plataformas para veicularem seus anúncios, que podem ser exibidos em sites, redes sociais e até mesmo nas primeiras posições das pesquisas do Google, acima das páginas posicionadas organicamente (SEO).
Os anúncios podem ser feitos através de suas páginas empresariais nas redes sociais ou da sua conta Google, no caso do Google Ads. Você pode definir um público específico para cada anúncio, filtrando por área geográfica, gênero, idade e até mesmo pelos interesses pessoais do usuário. A quantidade de pessoas que irá alcançar vai depender, além da segmentação correta, da quantidade de dinheiro que você investe.
Para criar os anúncios pagos, basta logar na plataforma que irá utilizar. As mais comuns são Facebook ads, Instagram Ads e Google Ads, que é o antigo Google Adwords. Você pode carregar créditos nas plataformas por boleto bancário ou pagar diretamente com seu cartão de crédito.
Existem também as campanhas pagas em redes sociais, que podem ter diversas finalidades, como conseguir seguidores, exibir um vídeo, vender um produto ou fazer com que os usuários acessem um site.
Os anúncios pagos digitais apresentam diversas vantagens em relação às mídias tradicionais. A mais notável delas talvez seja a grande possibilidade de segmentação. Enquanto mídias tradicionais como TV e rádio exibem seus anúncios um certo número de vezes por dia e o público atingido será todas as pessoas que estiverem assistindo ou ouvindo naquele momento, os anúncios pagos podem ser direcionados para um público muito mais específico, garantindo que sua comunicação irá atingir os clientes em potencial da sua empresa. Essa segmentação também nos ajuda na forma de cobrança, já que os anúncios pagos são cobrados de acordo com o número de cliques ou visualizações que atingem.
Ainda comparado com as mídias tradicionais, os anúncios digitais nos permitem uma contabilização muito mais precisa de resultados. Enquanto é praticamente impossível calcular o impacto real de um outdoor, por exemplo, com o marketing digital nós conseguimos saber exatamente quantas pessoas visualizaram nosso anúncio, quantas clicaram, quem são essas pessoas e diversos outros detalhes com muita precisão e em tempo real.