Business Intelligence, ou BI, consiste, basicamente, em coletar, analisar e utilizar dados de forma inteligente e eficiente dentro de uma empresa. Também conhecido como business analytics, o termo pode designar o conceito ou mesmo as ações tomadas para utilizar os dados da melhor forma possível, tornando o processo de vendas mais eficiente e diminuindo os esforços necessários para a conversão de leads.
Business intelligence no marketing digital
Dentro do marketing digital, temos várias estratégias e ferramentas que podem nos ajudar a implementar o BI. Algumas ferramentas gratuitas como o Google Analytics e Search Console (antigo Webmaster Tools) podem fornecer dados extremamente úteis se forem analisados da forma correta. A partir destes dados podemos fazer alterações em um site, otimizar uma landing page ou utilizar estratégias como remarketing ou retargeting para atingir nossos leads de forma mais eficiente e certeira. O business intelligence aplicado no mundo digital pode usar de ferramentas como chat bots, landing pages, ou mesmo um funil de vendas para captar os dados que serão utilizados.
Que tipo de empresa deve utilizar o business intelligence?
Não existe um tamanho mínimo para sua empresa agir com inteligência. BI pode parecer algo extremamente complexo utilizado por grandes corporações, mas com conhecimento e inteligência é possível utilizar os mesmos conceitos de forma barata e segmentada. Ferramentas como o Google Analytics, o Google Tag Manager e o Gerenciador de Negócios do Facebook são gratuitas e ajudam a criar e processar preciosos se forem utilizados com inteligência. Existem também ferramentas muito avançadas para a pesquisa de palavras chave, posicionamento nos rankings do google (SEO) e diversas outras funcionalidades que podem ajudar a compreender melhor a posição da sua empresa e de seus concorrentes no mercado. Estas ferramentas podem ter um custo elevado para serem usadas em uma empresa de menor porte, mas contratando a Killer Marketing, você terá uma equipe especializada com acesso a todas elas para aplicar ao seu negócio.
Como o BI pode ajudar minha empresa?
Ao implementar estratégias de BI na sua empresa, você elimina as ações por “intuição”, ou seja, passa a trabalhar de forma precisa e inteligente, diminuindo os riscos. Saber com precisão informações como quem exatamente são seus clientes, como eles chegam até você e o que eles procuram, permite que seu negócio crie estratégias inovadoras e possa se diferenciar, obtendo sucesso mesmo em mercados já saturados e com muitos concorrentes diretos. Se você souber como criar dados consistentes, como interpretá-los e a forma correta de aplicar estas informações, terá o mercado em suas mãos.